sexta-feira, 7 de março de 2014

Museu Soares dos Reis


Pertim do Palácio de Cristal do Porto (post anterior) tem um Museu Nacional de Artes relativamente grande, o Soares dos Reis. Esse moço, Soares dos Reis, foi escultor famoso, niqui deduz-se: o museu é todo estátua. Mas nem é, nem tem tanta assim. As que tem são fantásticas, do tipo que parecem que vão fazer "boo" a qualquer momento. Só que além delas, o lugar é cheio de telas, gravuras, ilustrações... todas sobre o norte de Portugal.


Intaum que o nome do Museu é homenagem ao escultor, que nasceu no Porto (em Gaia), e morreu de forma triste: se-suicidou-se.

"Sou cristão, porém, nestas condições, a vida para mim é insuportável. Peço perdão a quem ofendi injustamente, mas não perdôo a quem me fez mal."
Célebres últimas palavras.

Rancoroooooso. Parece que os últimos peitos seios bustos que lhe foram encomendados não foram assim muito muito apreciados, e isso gerou certa frustração na pessoa. Enquanto designer eu entendo. Quando o cliente não curte o layout, a gente xinga muito mentalmente. Mas na era digital, suicídio seria minimamente um exagero.


Falemos também do prédio do Museu, conhecido como Palácio dos Carrancas. O apelido vêm dos primeiros habitantes, os Morais e Castro. Devia ser uma família bunita! O prédio também já funcionou como casa de hóspedes da realeza, e depois foi doado a Santa Casa da Misericórdia, pra virar hospital, mas foi comprada pelo Estado que transformou em Museu. Pelo menos não foi em estádio.

6 comentários:

  1. Já reparou que a arquitetura de hoje eliminou os detalhes? Como perder horas observando detalhes que já não existem? O mundo moderno fica cada vez mais impessoal e é por isso que nos deslumbramos com construções antigas, museus e etc. Eles contam histórias que não sabemos mais escrever.

    off topic - sim, a massa da pizza é a base para todas as pizzas.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Sempre penso isso... hoje é tudo tão automatizado, tão em série que a arquitetura que antes era arte, agora é só mais um prédio por onde se passa.

      Excluir
  2. Quando estive no Porto este museu estava fechado. Passei só em frente dele e agora vi pela sua foto que é lindo por dentro. O Rui queria me mostrar uma pintura feita por um tetravô dele (coisa chic!) que faz parte do acervo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é daquele tipo de Museu que a gente vai entrando e pensando "não acaba nunca?". Ui, seu marido é muito chique. Se calhar, vc tem até títulos de nobreza.

      Excluir
  3. era da minha familia, o meu trisavô ainda lá viveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Miguel, que interessante! Conte-nos mais. Conte-nos uma das histórias peculiares que seus avôs contavam e que aconteceu nesta casa. Obrigada pela participação.

      Excluir